Caro Amigo!
Em algum momento de sua vida, seja você ainda estagiário ou profissional em carreira, deve ter se perguntado por que não está tendo exito nas entrevistas de emprego, afinal, por que não está passando.
O Fracasso em uma entrevista vem do fato de você estar sendo avaliado em diversos requisitos e as vezes você não se preparou de forma adequada para alguns deles.
Peguemos o exemplo de um jovem de 16 anos que está procurando estágio. É chamado pela empresa para entrevista, passa por ela, faz prova de conhecimentos gerais e específicos e também por avaliação de notas em sua escola.
Este jovem se preparou arduamente para a entrevista, se preparou para a prova e foi super bem, mas, em sua escola anda meio desanimado e prefere uma boa roda de bate papo no pátio da escola ao invés de dedicar-se as matérias e provas. Logo suas notas andam nada bem. Assim, foi reprovado por conduta escolar.
Peguemos agora o exemplo do Profissional em Carreira, aquele que já possui mais de 18 anos, tem formação e atua em sua área.
É chamado para um cargo de liderança em uma conceituada Empresa, ou seja, um cargo dos sonhos. Passa por diversas entrevistas presenciais e online, além de, incansáveis dinâmicas de grupo, tudo com um desempenho acima da média. Entretanto, meio que de forma misteriosa é reprovado.
Ao se investigar a fundo o motivo da reprova foram referências negativas de empresas que trabalhou, ou seja, por mais que se mostre pronto ao cargo e qualificado, sua trajetória profissional é duvidosa, cheia de lacunas e problemas de relacionamento enfrentados em companhias anteriores.
Nestes dois casos deu para perceber que não adianta em nada se preparar em algumas coisas e deixar de lado outras.
O profissional moderno é e deve ser multifacetado, deve ser bom ou estar a caminho de ser em vários aspectos e comportamentos que formam o seu personagem profissional.
Seja como o Camaleão - Transforme-se, Reinvente-se
Mude
Vivemos na era da preguiça, do deixa para depois, mas essa preguiça, essa falta de coragem em olhar o todo se não tratada de imediato ainda irá te tirar muitas oportunidades e não adianta culpar o universo por isso, pois o único culpado pelo seu fracasso para a vaga que tanto sonhou é você mesmo.
Portanto, para de olhar as partes e olhe o seu todo. Reflita todos os dias no que precisa melhorar, peça opinião as pessoas mais próximas sobre seus pontos fracos e ao tê-los descoberto trabalhe para mudá-los, encontre soluções, explore alternativas e se não der certo, tente novamente.
Comentários
Postar um comentário