Você está percebendo que vem participando cada vez mais, de mais entrevistas e e infelizmente não está conseguindo a vaga?
Em contrapartida, você percebe que algumas pessoas são bastante sortudas? Que conseguem a vaga na primeira ou no máximo na segunda entrevista?
É isso mesmo, você não está errado com seu pensamento, algumas pessoas estão saindo na frente de outras e vou te contar duas coisas que acontecem e que fazem com que essas pessoas cheguem primeiro que você.
2 Coisas que fazem as pessoas conseguirem emprego mais rápido que Você:
Nesses 7 anos que trabalho entrevistando e dando oportunidade as pessoas, mais do que nunca recentemente venho observando 2 coisas que estão fazendo com que algumas pessoas tenham mais "sorte" do que outras na hora da entrevista e eu vou te contar aqui o que são:
1 - Indicação
A primeira delas é a famosa indicação, ou como diziam nossos pais a "cunha". Isso mesmo, em um Brasil tão escasso de vagas, onde mais de 13% da população está sem emprego, quem tem um amigo que pode indicá-lo na empresa que trabalha, tem uma mina de ouro que deve ser valorizada e preservada.
Com tanta gente desempregada, teoricamente a distribuição de currículos, prática tão comum, hoje já não tem o mesmo efeito e eficácia que tinha a alguns meses atrás. Hoje as indicações se tornaram artigo de luxo e quem as tem deve valorizar e muito.
Mas por que se tornou tão valorizado isso? Com o aumento do desemprego, as empresas passaram a receber o triplo de currículos que recebiam antes, o que torna o processo demorado para quem trabalha no RH. Desta forma o ganho de tempo é muito grande para a empresa. Além disso, as empresas começaram a perceber a vantagem de contratar uma indicação que são: conseguir obter mais informações do candidato antes da entrevista através de quem indicou e um senso de responsabilidade pelo emprego, pois em caso de má conduta ter a possibilidade de prejudicar quem o indicou.
Percebe-se portanto, o por que as empresas estão investindo mais nesta forma de contração. Portanto, faça amigos, estimule sua rede de contatos (network) e a acione sempre que necessário para facilitar seu retorno ao mercado. Muitos candidatos estão conseguindo essas vagas, sem nem se quer entregar currículo na empresa.
2 - Preparação
E o segundo ponto importantíssimo é a preparação que muitos candidatos estão fazendo antes mesmo da entrega dos currículos. Fico muito contente a começar a ver que algumas pessoas se tocaram que é necessário sim se preparar para uma entrevista. Sempre falei isso a meus alunos do curso de recolocação profissional e aos alunos do curso de Primeiro Emprego, que quem se prepara sai na frente da concorrência.
As entrevistas se tornaram algo tão competitivo, que assim como você estuda e se prepara para a prova de um concurso público é a mesma coisa para a entrevista de emprego.
Digo a eles que tudo começa muito antes da busca pela vaga e entrega do currículo, tudo começa na sua cabeça, na forma como você entende e interpreta sua situação de desemprego e o mercado de trabalho como um todo. Não vou me estender aqui falando sobre a técnica poderosa que ensino a meus alunos, pois não é o foco deste texto, quem sabem em um próximo post, mas quero que você fique com a sensação de que precisa e muito se preparar para sair na frente. Claro que a indicação se torna o primeiro passo, mas se caso ela não der certo é a preparação e os pensamentos que vão fazer você ter sucesso em um curto período de tempo.
Portanto, se você está preocupado com o tempo em que já está desempregado é bom começar a se atentar a estas duas coisas que acabei de te falar para acelerar o seu processo.
Se você precisar de ajuda ou quiser ser um dos meus alunos para que juntos possamos procurar o emprego que precisa me mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui: Eu Quero um Emprego Já
Quer ficar por dentro das minhas vagas, cursos e treinamentos? Visite meu Instagram e Página no Facebook.
Comentários
Postar um comentário